23 de agosto de 2010

Estudo aponta que terapia de reposição hormonal eleva risco de câncer

Técnica combinada de estrogênio e progestágenos eleva a 83% as chances de câncer de mama

 

Um estudo realizado nos Estados Unidos tenta reforçar a tese de que a terapia de reposição hormonal, muito usada por mulheres na menopausa, pode aumentar o risco de ocorrência de câncer. Segundo pesquisadores do California Teachers Study, a técnica de reposição do estrogênio, quando combinado com progestágenos, durante 15 ou mais anos, aumenta até 83% das chances de câncer de mama.

Dentre as mais de 56 mil mulheres que participaram da pesquisa, 2,8 mil casos de câncer foram diagnosticado. Das 19.663 mulheres que utilizavam a técnica de reposição combinada (estrogênio e progestágenos), 1.153 desenvolveram algum tipo da doença.

De acordo com os dados, mulheres que utilizaram a terapia somente de estrogênio, por mais de 15 anos, apresentam risco 19% maior de contraírem tumores malignos em comparação com aquelas que nunca fizeram uso da substância.

Os resultados alertam que os riscos de câncer de mama aumentam com a maior duração do tratamento com estrogênio e utilização da técnica combinada. Porém, os riscos podem variar de acordo com o índice de massa corporal e com subtipo do tumor. A pesquisa foi divulgada hoje na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.



Fonte: Aqui!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário